You are currently viewing Como funciona o centro cirúrgico e quais profissionais me esperam lá?

Como funciona o centro cirúrgico e quais profissionais me esperam lá?

Para muitos pacientes a sala de centro cirúrgico parece algo muito assustador. Muitas dúvidas podem surgir quando um paciente vai passar por uma primeira cirurgia. Como é o centro cirúrgico? Além do meu cirurgião quem mais vai me ajudar lá?

O processo de cirurgia começa muito antes da sala de centro cirúrgico. No consultório seu cirurgião irá pedir os exames adequados e avaliação dos médicos específicos. Quando chega o grande dia a ansiedade pode ser muita. Antes de ir para sala de centro cirúrgico o paciente normalmente passará ou pelo quarto ou por uma sala pré-operatória. Lá alguns funcionários vão ajuda-lo e orientá-lo, dentre eles, técnicos de enfermagem e enfermeiras. Muitas vezes na sala de pré-operatório já é pego um acesso venoso no braço essencial para que possam ser realizadas medicações e soros necessários na cirurgia. Todos pacientes antes da cirurgia têm que assinar um termo com todas orientações e riscos da cirurgia que serão orientados pelo cirurgião e pelo médico anestesista.

Após todo esse processo chega o grande momento de ir para sala cirúrgica. O paciente irá perceber que o centro cirúrgico é feito por corredores longos e muitas salas com muitas cirurgias acontecendo ao mesmo tempo de diferentes especialidades. Ao chegar na sua sala encontrará muitos profissionais o aguardando lá. Quem são eles? Além do seu cirurgião que o acompanhou por todas estas etapas, encontrará também médicos cirurgiões auxiliares normalmente um ou dois deles, já que a cirurgia jamais é realizada sozinha e sim por um time. Junto com os cirurgiões você encontrará um instrumentador. Este é o especialista que organiza a mesa cirúrgica, organiza todos materiais para cirurgia, mantém a organização do campo cirúrgico e fornece todas as pinças para os cirurgiões. Além desta equipe cirúrgica encontrará também o médico anestesista aquele que através de medicações vai te fazer ter um bom sono para que não lembre de nada no ato operatório e para que não tenham intercorrências clínicas durante a cirurgia. Além disso encontrará também um circulante. Este é o profissional que cuida da sala, normalmente é o que te busca na sala operatória até a maca na sala cirúrgica e o que organiza toda a sala cirúrgica e fica responsável por fornecer todos materiais para cirurgia e medicações necessárias para o anestesista. Fora estes ainda temos as enfermeiras do centro cirúrgico que coordenam todo o funcionamento complexo de todas estas salas cirúrgicas ao mesmo tempo.

Entende agora como tudo isso pode ser muito mais complexo do que parece? Uma cirurgia só é realizada quando todo esse time consegue trabalhar junto e de uma forma sincronizada. Sem alguma dessas peças a engrenagem pode não funcionar adequadamente. Por isso é importante sempre buscar equipes e hospitais bem preparados para que sua cirurgia seja a melhor e mais segura o possível.

 

Dr. Murilo Rocha Rodrigues

Deixe um comentário