fbpx
Dieta Líquida Pós Cirurgia Bariátrica

Dieta Líquida Pós Cirurgia Bariátrica

O acompanhamento psicológico e nutricional antes da cirurgia é muito importante, uma vez que, prepara o paciente para todas as etapas que estão por vir pós cirurgia.

A dieta líquida é a alimentação mais restritiva que acontece nos primeiros dias após a cirurgia de obesidade. Apesar de em alguns momentos poder ser enjoativa, é importante segui-la corretamente para cicatrização e total recuperação sem complicações pós operatórias.

A dieta liquida e composta basicamente de sucos de frutas, caldos salgados, isotônicos, água de coco, gelatina, chás, leites e iogurtes totalmente isento de açúcar. Essa fase da dieta dura em média 20 dias.

É fundamental que o paciente consuma os líquidos em volumes pequenos (20ml a cada 5 ou 10 minutos), atingindo  pelo menos 3 litros de líquidos por dia no total. Algumas dicas para ter controle e fazer a ingesta correta são: tudo que consumir ao longo do dia deixar sobre a pia e no final somar para se ter uma ideia da quantidade ingerida; sempre estar com uma garrafinha ou copo com os líquidos com você nas caminhadas, passeios, consultas e outras rotinas do paciente.

A falta de líquidos pode levar a fraqueza e vertigem. Dois sinais fáceis que servem para avaliar a hidratação do paciente são: a cor da língua e a cor da urina. Caso a urina esteja amarelada e a língua branca e seca deve-se ficar atenta a quantidade de liquido ingerido visto que são sinais de desidratação.

(Nutricionista Aline Ferrite Ramos Monte – CRN 3-12198)

Deixe uma resposta

Fechar Menu