Importância da Equipe Multidisciplinar na Cirurgia Bariátrica

Importância da Equipe Multidisciplinar na Cirurgia Bariátrica

O sucesso no tratamento da obesidade através da cirurgia bariátrica não envolve apenas o ato cirúrgico em si e a alta do paciente para casa em segurança, mas depende também de todos os cuidados seguidos pelo paciente e por toda a equipe de profissionais de saúde envolvidos na atenção ao paciente no pré e no pós-operatório.

A equipe multidisciplinar consiste no conjunto de profissionais envolvidos nos cuidados com o paciente durante todo o processo de preparação e seguimento pós-cirúrgico. É composta, além do Cirurgião Bariátrico, por Nutricionista, Psicólogo, Endocrinologista, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta e Educador Físico, além de outros especialistas que possam estar incluídos de acordo com as necessidades específicas de cada paciente.

As mudanças pelas quais passam o corpo do paciente após a cirurgia, em todos os aspectos, são muitas vezes complexas, necessitando de uma abordagem ampla e que envolvem os conhecimentos destes outros profissionais. As ferramentas necessárias para o sucesso do paciente na perda de peso com segurança e manutenção dos objetivos alcançados a longo prazo, só podem ser atingidos na atuação conjunta de toda a equipe.

A cirurgia bariátrica não visa apenas a perda de peso, mas sim a melhora do estado de saúde do indivíduo. A prática de atividades físicas, onde atuam fisioterapeuta e educador físico, a melhora dos hábitos alimentares e até na mastigação dos alimentos, onde atuam nutricionista e fonoaudiólogo, e a identificação de causas para obesidade e ferramentas para lidar com elas, onde atua o Psicólogo, são exemplos do cuidado amplo que o paciente necessita.

A atuação de todos estes profissionais, já nas fases iniciais de preparação, assim como a manutenção deste seguimento, permitirá ao paciente atingir seus objetivos e a melhora progressiva e duradoura de sua saúde.

(Dr. Nathan Rostey CRM 180.456)

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta