You are currently viewing A Importância do apoio familiar no pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica

A Importância do apoio familiar no pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica

O apoio família é fundamental para a recuperação do paciente que passou por cirurgia bariátrica, pois a cirurgia trará mudanças não só na vida do paciente bariátrico, mas também ao ambiente familiar. Tanto pelas mudanças na alimentação, como nas mudanças de comportamento e sentimentos que ocorrem a partir da cirurgia.

A família pode apoiar o paciente de cirurgia bariátrica acompanhando-o nas consultas e reuniões pré cirúrgicas. Conhecendo mais sobre a cirurgia, esclarecendo as dúvidas, tomando parte do processo, fazendo assim, com que a família e o paciente sintam mais confiança e segurança. 

A maioria dos pacientes antes da cirurgia mastigam muito rápido e é preciso sem incentivar o paciente é treinar” a mastigação, comendo mais devagar e ingerindo pequenas quantidades de comida. Uma dica boa para este “treinamento” é comer com garfo de sobremesa e mastigar até triturar todo o alimento. Esta mudança de comportamento trará inúmeros benefícios e motivação.

Durante a internação é importante que a família incentive o paciente a seguir rigorosamente as orientações dos profissionais da equipe (cirurgião, enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta), como por exemplo: prestando atenção para os horários de caminhada, alimentação e exercícios respiratórios etc.

No pós-operatório o paciente pode não sentir fome nem vontade de se alimentar, a família pode incentivá-lo, mostrando que é importante para manter-se nutrido. É incentivador também a família aderir uma reeducação familiar.

Após a alta hospitalar, caminhar é fundamental, o paciente deve continuar caminhando todos os dias de acordo com as orientações recebidas. 

Acompanhá-lo pode ser uma boa oportunidade para praticarem uma atividade juntos e incentivar o paciente também. Inserir uma rotina de atividade física, caso ainda não tenha. Com o exemplo e apoio, a adaptação torna-se mais fácil.

Portanto, o apoio as mudanças exigidas pela cirurgia poder ser uma oportunidade para os familiares reestruturação alimentar e introdução de novos hábitos para toda a família.

 

Psicóloga Lilian Landin

Este post tem um comentário

Deixe um comentário