A importância do Ferro na Cirurgia Bariátrica

A importância do Ferro na Cirurgia Bariátrica

A frequência de pacientes que desenvolvem deficiência de ferro nos dois primeiros anos após a cirurgia bariátrica varia entre 15% e 60%, e as principais causas desta complicação são: intolerância às carnes em geral, menstruação, diminuição da secreção do ácido gástrico e exclusão do duodeno do trânsito alimentar, que corresponde à principal área de absorção do ferro proveniente da dieta.

A anemia é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 1975) como um estado em que a concentração de hemoglobina do sangue é anormalmente baixa em consequência da carência de um ou mais nutrientes essenciais, qualquer que seja a origem dessa carência. Pode afetar 2/3 dos pacientes pós-operados; isso se deve à deficiência de ferro e vitamina B12, ácido fólico e micronutrientes, associado a um processo inflamatório crônico.

A presença de anemia antes da cirurgia está relacionada ao aumento da morbidade e mortalidade após a cirurgia bariátrica, além de menor redução da qualidade de vida. Quando a anemia é tratada antes da cirurgia, melhores resultados e melhor qualidade de vida são observadas.

Os principais sinais e sintomas de deficiência são: anemia ferropriva, redução na produtividade no trabalho, redução na capacidade de aprendizado, retardo no crescimento, apatia, perda de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer, mortalidade perinatal. 

É fundamental para a manutenção de níveis ideais de ferro o uso de alimentos fontes, sendo o fígado e vísceras (rim e coração) as principais fontes. Carne de aves, boi, peixes e mariscos também apresentam boas reservas de ferro. Outros alimentos que são fontes de ferro são: leguminosas como feijão, soja e lentilha, vegetais verde-escuros, cereais integrais e frutas.

O uso de vitaminas regulares e o acompanhamento com a equipe multidisciplinar traz a uma diagnostico precoce de anemia e assim uma resolução breve e sem grandes impactos ao paciente.

 

Dr. Ricardo Fernandes CRM 90.656 / Dr. Felipe Rossi CRM 142.064

Deixe uma resposta