fbpx
Mudanças Alimentares Pós Cirurgia Bariátrica

Mudanças Alimentares Pós Cirurgia Bariátrica

Segundo especialistas a dieta líquida e pastosa, obrigatória nas primeiras semanas de mudanças alimentares pós cirurgia bariátrica, promove uma limpeza no paladar de todos os químicos presentes na comida industrializada.

As mudanças promovidas pela cirurgia bariátrica não ocorrem apenas no aspecto nutricional. Os obesos apresentam alterações em regiões do cérebro responsáveis por processar os estímulos ligados ao prazer e que essas mudanças são revertidas após a cirurgia bariátrica. A cirurgia bariátrica provoca diversas mudanças fisiológicas no cérebro e na mente do paciente e isso faz com que as preferências alimentares mudem. É um processo que começa quase que imediatamente após a cirurgia.

Essas alterações no cérebro de pacientes obesos fazem com que ele regule as emoções por meio de comidas calóricas. Após a cirurgia bariátrica, o cérebro pode inserir novos mecanismos de controle dessas emoções como a atividade física, por exemplo. Antes da cirurgia se o paciente está triste, ele come. Se está ansioso, ele come. Até um ponto em que ele está feliz e está comendo. As mudanças alimentares pós cirurgia bariátrica vão fazer com que esse mecanismo seja revisto e que outros mecanismos sejam inseridos.

A qualidade nutricional do paciente também precisa ser abordada. Existe a tendência em alguns pacientes de acabar substituindo alimentos ricos em nutrientes e vitaminas por produtos industrializados levando em consideração apenas as calorias. ‘Eu comi um brigadeiro e tem as mesmas calorias de uma maçã’. Isso não pode passar por um paciente bariátrico. Equilíbrio e qualidade são fundamentais para um resultado a longo prazo.

Assista mais sobre o tema no Youtube.

(Dr. Felipe Rossi CRM 142.064 / Nutricionista Maria Gabriela Previato Esteves Venegas)

Deixe uma resposta

Fechar Menu