You are currently viewing O que é um cisto Pilonidal e qual o tratamento?

O que é um cisto Pilonidal e qual o tratamento?

O cisto Pilonidal (ou cisto sacrococcígeo) é uma patologia que acontece no final da coluna vertebral, no sulco entra as nádegas. Consiste em um cisto contendo em seu interior pelos, glândulas sebáceas, glândulas sudoríparas, além de fragmentos de pele, envoltos por uma fina cápsula. É mais comum em pessoas com até 30 anos de idade e acontece em ambos os sexos, sendo um pouco mais frequente em homens.

Pode manifestar-se de maneira aguda, formando um abscesso. Nesse caso surge um nódulo avermelhado, quente e bastante dolorido na região. Às vezes pode ocorrer a saída de pus. Nessa fase pode aparecer também febre. Pode ser necessária a drenagem nesse caso, complementando o tratamento com o uso de antibióticos.

Pode manifestar-se também de forma crônica, através de um pequeno nódulo doloroso na região entre os glúteos, com um ou mais pequenos orifícios e saída de secreção.

O tratamento do cisto pilonidal é através de cirurgia. Existe mais de uma técnica cirúrgica para isso. Na maioria dos casos o cisto é retirado e o procedimento de cicatrização é auxiliado com a realização de curativos, inicialmente diários.

Procure o seu cirurgião!

Dr. Igor Benevides

Deixe um comentário