O que é preciso saber para escolher um serviço de Cirurgia Bariátrica

O que é preciso saber para escolher um serviço de Cirurgia Bariátrica

Muito se fala que o acompanhamento do paciente com indicação de cirurgia bariátrica para o tratamento de sua obesidade deve ser multidisciplinar, ou seja, além do cirurgião deve-se ter a presença de nutricionista e psicóloga. Mas por que isso é importante? O que mais devo pensar para escolher onde tratar minha obesidade?

A equipe deve ser composta por cirurgiões com especialidade em Videolaparoscopia e em Cirurgia Bariatrica. Porém, complementar a essas especialidades na formação dos cirurgiões, deve-se ter também EXPERIÊNCIA tanto em cirurgia videolaparoscópica, quanto, e principalmente, em cirurgia bariátrica e metabólica.

Além disso, os cirurgiões devem ter conhecimento clínico atualizado sobre a obesidade e técnicas  cirúrgicas, através da participação em congressos nacionais e internacionais, cursos e palestras. Complementar a essa equipe estão os médicos endoscopistas, que da mesma forma devem ter experiência na avaliação de pacientes em pós-operatório de cirurgia bariátrica e metabólica.

Com esses conhecimentos, e entendendo que a obesidade envolve fatores metabólicos, hormonais, sociais e psicológicos, certamente comporão essa equipe nutricionistas e psicólogos com experiência de atuação não apenas com pacientes obesos, mas principalmente com pacientes em períodos de pré e de pós-operatório de cirurgia bariátrica e metabólica.

Com o entendimentos, tanto do ponto de vista nutricional quanto psicológico, dos momentos de adaptação e transição que sua mente e corpo passam na transformação pessoal positiva que a cirurgia promove, certamente você terá, dentro de uma equipe experiente e especializada, mais tranquilidade e sucesso em sua jornada em busca de melhor qualidade de vida!

 

Dr. Ricardo Moreno

Deixe uma resposta