fbpx
Remoção da Vesícula Biliar. É Possível Viver Sem Ela?

Remoção da Vesícula Biliar. É Possível Viver Sem Ela?

Geralmente a principal dúvida do paciente que precisa ser submetido a remoção da vesícula biliar é: Dr. o que muda na minha vida sem a vesícula? É possível viver sem uma vesícula biliar, as mudanças no corpo são muito pequenas, porém, será preciso fazer algumas mudanças no estilo de vida e hábitos alimentares para não notar grandes diferenças no dia a dia.

Após a remoção da vesícula, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, sendo assim, o fígado irá liberá-la diretamente no intestino delgado para digerir os alimentos. Entretanto, se for ingerida uma grande quantidades de gordura ou alimentos ricos em fibras, o corpo terá mais dificuldades para digerir, o que costuma provocar gases, inchaço e pode levar a diarreia. Vale lembrar que essas alterações ocorrem apenas em uma pequena parcela dos pacientes operados.

Para evitar essas alterações são necessárias algumas adequações na dieta: limitar o consumo de gordura; ingestão de pequenas porções ao longo do dia; reduzir o consumo de fibras e evitar alimentos que contenham cafeína. 

Se você foi diagnosticado com pedra ou pólipo na vesícula, procure definir com o seu médico o melhor tratamento para o seu caso. Se a cirurgia for recomendada para eliminar o problema, fique tranquilo, pois é possível manter uma vida normal após a remoção da vesícula biliar, só não esqueça que mudanças na sua alimentação serão necessárias para que o seu corpo possa trabalhar corretamente, sem causar desconfortos como inchaço, gases e diarreia.

 

(Dr. Felipe Rossi CRM 142.064)

Deixe uma resposta

Copyright © 2018 Gastro Serv
Produzido por DnA – DESIGN ‘N’ ANIMATION

Este site segue os princípios da resolução do CFM 1974/2011 e do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida com propósito de educação e informação, não necessariamente são técnicas praticadas na Clínica. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem qualquer problema de saúde, contate seu médico ou profissional de saúde. Todas as informações e textos são produzidos pela equipe da Clínica. Fotos são meramente ilustrativas. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento.
Fechar Menu