fbpx
Remoção da Vesícula Biliar. É Possível Viver Sem Ela?

Remoção da Vesícula Biliar. É Possível Viver Sem Ela?

Geralmente a principal dúvida do paciente que precisa ser submetido a remoção da vesícula biliar é: Dr. o que muda na minha vida sem a vesícula? É possível viver sem uma vesícula biliar, as mudanças no corpo são muito pequenas, porém, será preciso fazer algumas mudanças no estilo de vida e hábitos alimentares para não notar grandes diferenças no dia a dia.

Após a remoção da vesícula, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, sendo assim, o fígado irá liberá-la diretamente no intestino delgado para digerir os alimentos. Entretanto, se for ingerida uma grande quantidades de gordura ou alimentos ricos em fibras, o corpo terá mais dificuldades para digerir, o que costuma provocar gases, inchaço e pode levar a diarreia. Vale lembrar que essas alterações ocorrem apenas em uma pequena parcela dos pacientes operados.

Para evitar essas alterações são necessárias algumas adequações na dieta: limitar o consumo de gordura; ingestão de pequenas porções ao longo do dia; reduzir o consumo de fibras e evitar alimentos que contenham cafeína. 

Se você foi diagnosticado com pedra ou pólipo na vesícula, procure definir com o seu médico o melhor tratamento para o seu caso. Se a cirurgia for recomendada para eliminar o problema, fique tranquilo, pois é possível manter uma vida normal após a remoção da vesícula biliar, só não esqueça que mudanças na sua alimentação serão necessárias para que o seu corpo possa trabalhar corretamente, sem causar desconfortos como inchaço, gases e diarreia.

 

(Dr. Felipe Rossi CRM 142.064)

Deixe uma resposta

Fechar Menu