Úlcera Gástrica

Úlcera Gástrica

A úlcera no estômago é formada quando ocorrem alterações dos mecanismos de defesa que protegem as paredes do estômago ou do duodeno contra o ácido gástrico presente ali, e em geral esta é uma complicação ou agravamento de uma gastrite previamente existente.

A quantidade de suco gástrico produzido não determina se haverá ou não risco de formação de úlcera, pois pessoas com secreção abundante podem nunca desenvolver úlceras enquanto outros, com secreção baixa de ácido clorídrico pode desenvolver uma úlcera.

As causas mais comuns do desenvolvimento de uma úlcera gástrica são:

  • Medicamentos: Aspirina, Ibuprofeno e outros anti-inflamatórios norsteroides causam erosões e úlceras gástricas especialmente em idosos. Elas tendem a cicatrizar quando a toma dos medicamentos é interrompida.
  • Bactéria H. Pylori: Presente no estômago da grande maioria das pessoas que desenvolvem a úlcera péptica, ela pode interferir nas defesas normais contra o ácido gástrico e produzir uma toxina que contribui para a formação das úlceras.
  • Estresse: Aumenta a secreção de ácido clorídrico no estômago e isto pode gerar uma úlcera.
  • Alteração genética: Indivíduos que possuem casos de gastrite e úlcera na família são mais propensos a desenvolver esta doença.
  • Má alimentação: Comidas processadas e muito gordurosas, refrigerante, alimentos ácidos ou picantes demoram mais tempo para serem digeridos e podem favorecer a formação da úlcera.
  • Excesso de bebidas alcoólicas: Quando o álcool chega ao estômago altera o pH da região e faz o organismo produzir mais ácido clorídrico, que contribui para a formação da úlcera.
  • Fumo: Estudos sugerem que o cigarro aumenta a produção de ácido clorídrico no estômago, favorecendo a úlcera.

 

Assim, eliminar todos estes fatores é parte importante do tratamento, para que este tenha o efeito esperado.

O tratamento para a úlcera gástrica pode ser feito com o uso de medicamentos anti-ácidos e de antibióticos, quando a bactéria Helicobacter Pylori estiver presente. Um dos anti-ácidos mais receitados no Brasil é a Ranitidina, outro é o Omeprazol. Estes devem ser tomados mediante orientação médica. Os anti-ácidos atuam no organismo diminuindo a produção do suco gástrico e servem para controlar a doença e diminuir os sintomas.

Úlceras não tratadas podem levar a complicações serias como sangramento abundante (hemorragia), perfuração do estômago necessitando de cirurgia de urgência e, em outros casos pode levar a formação de câncer gástrico.

 

Dr. Felipe Rossi CRM 142.064

Deixe uma resposta