Vômitos, dor abdominal e diarreia: devo me preocupar com COVID-19?

Vômitos, dor abdominal e diarreia: devo me preocupar com COVID-19?

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos lista, atualmente, os seguintes sintomas em pacientes com COVID-19: tosse, febre (temperatura maior ou igual 37,8oC), fadiga, tremores e calafrios que não somem, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta e perda recente de olfato ou paladar.

Porém já estão sendo relatados no mundo todo diversos outros sintomas considerados atípicos, entre eles alguns com afecção do trato gastrointestinal, como náuseas, vômitos e diarreia em pacientes de COVID-19. Um estudo iraniano (1) relata que os sintomas gastrointestinais normalmente se apresentam anteriormente aos sintomas respiratórios, estando a afeçção gastrointestinal presente em 6,1% dos pacientes com COVID-19 confirmado e avaliados nessa análise. Já um estudo chinês (2), que analisou 651 pacientes com COVID-19 confirmado, evidenciou incidência dos sintomas gastrointestinais em 11,4% dos pacientes.

Concluiu, ainda, que 22,97% desses pacientes com sintomas do aparelho digestório evoluiram com a forma grave ou severa do COVID, ou seja, com uma pior evolução se comparado àqueles pacientes sem acometimento gastrointestinal (8,14%).

Por isso, se você apresentar sintomas gastrointestinais como náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal que não cede com analgésicos simples ou sangramento nas fezes; procure seu médico.

 

(1) Can COVID-19 present unusual GI symptoms? Ahmad Hormati, Alireza Shahhamzeh, […], and Sajjad Ahmadpour.

(2) Epidemiological, Clinical and Virological Characteristics of 74 Cases of Coronavirus-Infected Disease 2019 (COVID-19) With Gastrointestinal Symptoms

 

Dra. Aline Biral Zanon (CRM 148.071)

Deixe uma resposta